Introdução
Uma pesquisa
divulgada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta que 33% dos brasileiros têm
acesso à internet em seus domicílios. Segundo o estudo chamado de Mapa da
Inclusão Digital, o país ocupa a 63ª posição no ranking mundial com 154 países
que foram avaliados.
Já a mídia
televisiva é apontada como um dos meios mais rápidos de informação populacional
que pode ser associada à mudança de comportamento. Em artigo recente,
apresentou-se um “ranking” de aproveitamento da lembrança das informações, em
relação a um informe publicitário, mostrando que a mensagem apresentada em TV
alcançou 90,2% de exposição, seguido pelo rádio (72,2%), busdoor (40,7%),
outdoor (25,0%), jornal (20,9%) e revistas (19,0%).
Programas de
intervenção poderiam facilitar a redução da prevalência do sedentarismo e dos
outros fatores de risco. Nesse caso, a participação da mídia poderia ser um
importante mecanismo de intervenção.
A importância na divulgação da
mensagem, através da mídia escrita, televisiva e radiofônica com materiais
informativos são pontos importantes na mudança de comportamento, em relação à
atividade física.
A prática
regular de atividade física tem sido considerada como um dos fatores
moduladores mais importantes na melhoria, manutenção e recuperação do nível de
saúde populacional.
A explicação
da aderência e manutenção de um estilo de vida ativo muito depende da
utilização de mecanismos educacionais, criados para a mudança do nível de
atividade física: sedentário --> irregularmente ativo --> ativo -->
muito ativo).
Processo
Refletimos
sobre temas super atuais, tais como: alimentação, hidratação, prática de
esportes, prática de caminhadas e sedentarismo. E como sabemos agora que a
maioria dos brasileiros tem pelo menos uma TV em casa. O quanto as mídias influenciam
nas atitudes/pensamentos das pessoas em relação ao práticas/ações de cuidado
com o corpo? Qual o potencial da mídia e das tecnologias aplicadas no mecanismo de mudança de
comportamento, através de programas de intervenção de atividade física?
Tarefa
Primeira tarefa: faça em casa uma
breve pesquisa (um parágrafo) sobre os temas citados acima. Traga-a na próxima
aula, pois discutiremos sobre.
Segunda tarefa: pensar quais os
cuidados que você tem tomado para prevenir doenças e entre outros malefícios
para o seu corpo. Discutiremos na próxima aula também.
Terceira tarefa: discussão em aula.
Avaliação
Primeira avaliação: 7 pontos.
Segunda avaliação: 1 ponto.
Terceira avaliação: 2 pontos.
Fontes
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/05/33-dos-brasileiros-tem-acesso-internet-em-casa-diz-pesquisa-da-fgv.html
http://200.189.113.123/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/artigos/FIGUEIRA_JR.pdf
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